sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Demitam-se... todos


O divórcio entre a massa associativa/adepta do Sporting e a equipa é cada vez maior, sobretudo nos últimos meses e a meu ver com razão.

Um adeptos deve acima de tudo apoiar a sua equipa, algo que os sportinguistas têm feito como nenhum outro grupo de adeptos fez em Portugal nos últimos 25/30 anos. Desde aguentarem estoicamente uma travessia pelo deserto de 17 anos, sem vencer um campeonato, tendo conquistado apenas dois títulos de campeões nacionais, no período supramencionado e algumas Taças de Portugal e, menos ainda, Supertaças, a verdade, é que de falta de apoio, a instituição Sporting nunca se pôde queixar.

Contudo, esta época a situação tem vindo a sofrer uma grande e quanto a mim, grave, alteração. Alvalade regista fraca afluência de público e aqueles que (ainda) lá vão, mostram estar sem paciência para a forma triste e desinspirada como a equipa tem actuado, o que leva aos sempre desconfortáveis assobios.
Defendo, como já disse, que um adepto deve apoiar a sua equipa, mas tem o direito de criticar - de modo civilizado - quando esta não o apoia a ele, o que em futebol se traduz em espectáculo e/ou títulos. Algo que tem escasseado em Alvalade nos últimos anos.

Para ajudar à festa, não faltam os casos com vários jogadores do plantel, desde problemas disciplinares, a símbolos que manifestam vontade de sair, um treinador inexperiente, que ainda por cima tem que acumular o cargo de director desportivo e de presidente, porque quem na realidade tem esse papel, parece distante.
Enfim, uma confusão dos diabos vai em Alvalade e claro, o adepto não gosta e mostra o seu descontentamento, ora no recurso ao assobio, ora não marcando presença.

E que fazem os responsáveis leoninos?
No final do encontro com o Shakhtar, Paulo Bento tem esta pérola: "Pode ser que, apesar da crise, as pessoas recebam um bom subsídio no Natal e comprem umas gameboxes". O homem é parvo ou está mesmo a gozar com a cara dos sócios.

Abel não quis ficar a trás e peguem lá: "Em relação às críticas, o que se costuma dizer é que os cães ladram e a caravana passa". Rodriguez por muito menos foi agredido pelos adeptos do FC porto. E não, não estou a incentivar os sportinguistas a fazerem o mesmo.

A terminar em beleza, Filipe Soares Franco começa por dizer isto: "Foi uma chapada de luva branca para quem dizia que havia instabilidade". O homem está a oferecer porrada também aos sportinguistas, ou foi só impressão minha? Mas não satisfeito: "Os adeptos é um discurso gasto, não vale a pena fazer mais apelos". Não vale a pena estar preocupado com o que pensam os adeptos?! Mas já parou para pensar, que eles não vão ao Estádio, porque estão descontentes e porque não vêem mudanças na política directiva do Sporting, sendo você o principal responsável, porque afinal é o presidente?!

Como se pode ver a política de comunicação não existe, nem se pode chamar incompetência, simplesmente não está lá.

O Sporting, sem os seus adeptos, não era o clube que é e os seus actuais responsáveis, desde a direcção, à equipa técnica, passando pelos jogadores devem-lhes respeito. Se não concordam, então demitam-se todos.
P.S. - Post também publicado em http://futebolartte.blogspot.com/

Sem comentários: