quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sim, ele conseguiu


O democrata Barack Obama foi ontem eleito como o 44º presidente do Estados Unidos da América, transformando-se ainda no primeiro negro a ocupar a Casa Branca, numa noite histórica, daquelas que transformam o Mundo.

Porém, há dois anos, quando Obama iniciou a corrida à Casa Branca era praticamente um desconhecido, sendo mesmo olhado com desdém pelos adversários, que nunca o viram como um potencial presidente.

Certo é que o senador soube escolher e rodear-se das pessoas certas, escolhendo os melhores argumentos e conquistou o povo americano, e não só, com aparente facilidade.

O mesmo se passa actualmente na Liga Sagres - sim este é um post sobre futebol, porque afinal aqui não se fala de outra coisa - com o Leixões.

Há duas temporadas os «bebes» eram olhados como apenas mais um na Liga de Honra, mas com Vítor Oliveira à frente da equipa, os matosinhenses chegaram ao fim na primeira posição, tendo conseguido o histórico regresso ao principal escalão do futebol português, 18 anos depois da última presença.

Na pretérita temporada, contra todas as expectativas, os leixonenses conseguiram mesmo a manutenção, que lhes permitiu, estarem hoje na liderança da Liga.

Vítor Oliveira regressou ao clube que abandonara após a subida, para ocupar o cargo de director desportivo, tendo recrutado José Mota para treinador. Juntos, montaram um plantel com jogadores quase desconhecidos, muitos deles oriundos de escalões secundários, mas tal não tem impedido que a equipa pratique um futebol agradável e tenha já empatado em casa com o Benfica e vencido no Dragão.

Ao cabo de oito jornadas da Liga, o Leixões lidera isolado, não dá mostras de querer ceder, tem quase a manutenção garantida - creio que só um grande desastre os pode levar à descida - e pode mesmo começar a pensar no regresso às competições europeias.

Tal como fez Obama ontem à noite, sim ele - Vítor Oliveira - conseguiu fazer renascer o velho Leixões.

Sem comentários: