segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Claques: não obrigado!

A PSP levou ontem a cabo a «Operação fair-play», que resultou na detenção de duas mulheres e 28 homens, membros da claque do Benfica «No Name Boys». Os detidos são suspeitos de vários crimes como associação criminosa, posse e tráfico de armas de fogo, tráfico de estupefacientes, ofensas à integridade física qualificada, roubo, incêndio, explosões e outras condutas especialmente perigosas, segundo informou a PSP em comunicado.
Como se não bastasse, segundo a polícia, "os suspeitos dedicavam-se ao tráfico de produto estupefaciente como forma de financiamento da claque".
Ou seja, as claques de Portugal, nomeadamente as dos três grandes, não são falanges de apoio aos respectivos clubes, mas autênticas organizações criminosas que em nada servem o futebol.
Ainda por cima, fazem-no a coberto dos clubes, embora os «No Name Boys» não estejam regularizados e não sejam reconhecidos pelo Benfica, que no entanto lhes cede espaço nas instalações do clube.
Nunca fui fã das claques, mas reconheço porém, que o seu contributo, quando em prol do futebol, dá aos Estádios um ambiente e colorido diferentes. Contudo, este espectáculo está a ser substituído por outro, nada agradável, uma vez que são as claques quem mais contribui para a insegurança nos Estádios de futebol e para a onda de violência, que muitas vezes vemos nas bancadas.
Sem elas o futebol não perderia este colorido, basta olhar o caso inglês, onde não existem claques organizadas e no entanto, os adeptos cantam durante 90 minutos e são incansáveis no apoio às equipas.

2 comentários:

Anónimo disse...

os NN têm cerca de 3mil elementos,foram detidos 30,creio ser exagerado o que se tem passado na comunicação social ao rotular um grupo de milhares devido ás acções de meia-dúzia!é uma falta de respeito para com pessoas de bem que são honestas e trabalham e pagam impostos e fazem das tripas coração para poderem apoiar o Benfica!
ass:Sou NN mas NÃO SOU CRIMINOSO!

Carlos Saraiva disse...

Caro anónimo, reconheço que ao generalizar poderei eventualmente estar a colocar em causa pessoas de bem, que nada têm que ver com os criminosos detidos, mas o facto dessas pessoas ajudarem no financiamente desta claque, através do pagamento da chamda cota, estão também a contribuir, embora sem o saber, para um autêntica rede de crime organizado.
Claro que a grande maioria dos menbros das claque não é criminosa, o problema está na liderança dessas claques, que é escolhida pelos vários membros, que desta forma terão que assumir alguma da responsabilidade.