quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Este sim deveria ficar fora da Selecção


O «Maisfutebol» apresenta hoje uma reportagem sobre Luís Gustavo, de 16 anos, que é a nova estrela das camadas jovens do Barcelona e também uma das figuras da selecção portuguesa de sub-17.

Nascido em Portugal e filho de pais brasileiros, o jovem regressou a terras de Vera Cruz, quando o pai, Santos, voltou a casa depois de em Portugal ter representado Sp. Braga, Desp. Chaves, U. Leiria, Peniche e a Naval. Porém, a Federação Portuguesa conseguiu o ingresso do jovem médio na selecção nacional de sub-16. Actualmente joga pelos sub-17 lusos e participou na recente vitória sobre o Cazaquistão, primeiro jogo de qualificação para o Europeu na categoria.

Contudo, Luís Gustavo não parece muito satisfeito por representar Portugal – volto a lembrar que o jogador nasceu em Leiria: “Disseram-me que a CBF [Confederação Brasileira de Futebol] não convoca jogadores que estão fora do Brasil tão cedo. A Federação Portuguesa entrou em contacto comigo e me chamou, no ano passado. Eu gosto de Portugal e aceitei. Não podia esperar e depois não ser convocado pelo Brasil, não é? Mas sei que ainda poderei jogar pelo Brasil se não actuar pela selecção sub-21 de Portugal. Quem sabe?”.
A conclusão que tiro é que a jovem promessa mantém esperanças de jogar pela selecção brasileira, recusando desse modo representar Portugal, país onde nasceu, por isso, se as palavras de Luís Gustavo chegarem à FPF, penso que esta deveria afastar em definitivo o atleta dos seus quadros.
Continuo a ser a favor das naturalizações e esta situação só reforçou esta minha ideia. Nunca ouvi Deco ou Pepe fazerem afirmações deste tipo, mesmo antes de serem chamados à nossa selecção, aliás fizeram precisamente o contrário, ao mostrarem intenção de agradecer ao nosso país tudo o que este lhes deu.
Já Luís Gustavo mostra-se bastante distante de Portugal, apesar de ter nascido e vivido no país até aos 5 anos.
Foto: D.R.

1 comentário:

Ricky_cord disse...

Concordo com a tua opinião. Se está a jogar por Portugal a pensar no Brasil mais vale nem lá ir