terça-feira, 11 de novembro de 2008

Hulkmania


Não pensem os leitores que a ausência dos últimos três dias se ficou a dever a uma reformulação deste espaço, uma vez que o título deste texto, pode levar a alguma confusão com o «wrestler» americano Hulk Hogan. Não, o blogue não vai trocar as quatro linhas pelo ringue de luta livre.

Na verdade o título refere-se ao avançado brasileiro do FC Porto. Hulk, que na partida do último Domingo, diante do Sporting, nos brindou a todos com uma boa exibição, culminada com um golo espectacular.

Na verdade tudo em Hulk é exagerado, desde a composição física, à facilidade e potência de remate, passando pela velocidade. Mas não podemos esquecer aspectos menos positivos do seu jogo, dos quais destaco a não interpretação do sentido colectivo do futebol e a (irritante) mania de cair ao mais pequeno toque, ou até quando ele não existe, como aconteceu em Alvalade, acabando por lhe valer a expulsão.

Mas ao fim destes meses em Portugal, confesso que sou já um admirador do futebol do brasileiro. Quando é suplente, a sua entrada acaba sempre por mexer com o jogo, mas no último Domingo, aproveitou bem a oportunidade dada por Jesualdo Ferreira, que decidiu inclui-lo no onze inicial.

Hulk foi o melhor jogador do FC Porto em campo (excluindo Helton), criou quase sozinho as melhores oportunidades de golo dos «dragões», pressionou sempre muito alto, mostrando que neste capítulo, pode funcionar muito bem com Lisandro, sobretudo se o argentino não for desviado para a direita, como aconteceu em Alvalade.

Tem muito que crescer e aprender, mas para isso necessita da ajuda de um treinador, que lhe saiba limar as arestas e não creio que Jesualdo seja o homem ideal para o fazer. Não o conseguiu com Quaresma em duas épocas e não vejo modo de o conseguir com Hulk, porque simplesmente já não terá grande paciência para ensinar os seus jogadores.

Hulk é neste momento um bom jogador, mas pode tornar-se num dos melhores futebolistas que Portugal já viu, porque tem qualidades raras, é ainda jovem e está num clube que lhe pode dar o que lhe falta.

Por outro lado, pode acontecer-lhe o mesmo que já vimos com outro futebolista do FC Porto. Falo de Mário Jardel, que em Portugal foi seguramente o melhor marcador de golos que vi jogar, porém, não conseguiu brilhar fora do nosso país.

Certo é que Hulk começa a conquistar o coração dos adeptos, que ameaçam formar no Dragão uma verdadeira Hulkmania, porque há coisas no brasileiro que podemos criticar, mas que é daqueles que deixa tudo o que tem no campo, isso parece inquestionável.

2 comentários:

Ze Piscinas disse...

O Jardel não conseguiu brilhar lá fora? Não concordo. Ao serviço do Galatasary, foi um dos melhores jogadores e melhor marcador da equipa. Ainda conseguiu roubar uma supertaça europeia ao Real Madrid com um grande golo! Depois veio para o Sporting e foi o que se viu...

Carlos Saraiva disse...

Caro Ze Piscinas obrigado pela visita. Quanto ao comentário, quando digo que não brilhou lá fora, quero referir-me ao facto de nunca ter jogado num grande clube, ou num grande campeonato, com o suceso que teve em Portual.