terça-feira, 18 de novembro de 2008

Quem é Orlando Sá?


A Selecção Nacional de sub-21 derrotou hoje a Espanha por 4-1, num encontro de carácter particular disputado no Cartaxo. Contudo, não é sobre o jogo de Portugal que vou escrever, mas sim sobre um ponta-de-lança, de seu nome Orlando Sá, que cometeu a proeza de fazer três golos neste encontro.

Este possante avançado, tem 1,88 metros de altura, pesa 86 quilos e como se comprova pela sua estampa física, é bastante possante e muito forte no jogo aéreo, como prova o facto de ter apontado três golos de cabeça no encontro desta noite.

Orlando Sá foi formado no Sporting de Braga e integra o plantel principal comandado por Jorge Jesus e embora ainda não tenho sido utilizado pelo técnico bracarense, já integrou várias vezes as convocatórias.

Confesso, que não conhecia o jovem português, que recentemente completou 20 anos de idade, mas pela amostra desta noite, fiquei com a sensação de que podemos estar perante o ponta-de-lança, que o futebol nacional procura há décadas.

Tem características que fazem dele um finalizador nato, mas mostrou também ser inteligente, soltando a bola quando o deveria fazer e atirando à baliza quando era mais oportuno. Ajudou a defender, recuando sempre que era necessário, quer a apoiar o meio campo, quer quando em situações de bola parada contra Portugal, ajudou a afastar o perigo da nossa baliza.

Não sei quem é Orlando Sá, mas o que mais me preocupa é que, ao que parece, os principais clubes portugueses também não o sabem.



Foto: EPA/ANTONIO COTRIM

4 comentários:

Anónimo disse...

confesso q ainda nao vi os golos... nem o jogo... mas tres golos a espanha nao esta ao alcance de qualquer um... quanto a crise de pontas de lança da selecçao, esta é um facto ao qual ja nao podemos fugir... basta ver pela ultima convocatoria, apenas um ponta de lança de raiz, hugo almeida... quer queiramos quer nao, desde pedro pauleta que nao ha um avançado que seja capaz de dar conta do recado... esperemos q este jovem orlando sa possa evoluir de forma a ser aquilo que a selecçao nacional precisa... continua o bom trabalho... grande abraço

Carlos Saraiva disse...

Olá Telmo bem-vindo ao Chuto de Letra. O melhor de tudo é que para além deste Orlando Sá, também gostei muito de ver Yazalde, do Varzim, embora seja um avançado mais rápido e móvel que Orlando Sá. Portugal não tem em regra avançados, é uma verdade, mas quando eles apareçem, julgamos sempre ser melhor contratar um estrangeiro.

Um abração amigo

Anónimo disse...

por amor de Deus!!!
Yazalde do varzim...
caro Carlos gosto de o ler mas Yazalde nao merece nenhum elogio da sua parte...

VIVA O RIO AVE FC

Carlos Saraiva disse...

Caro anónimo o miúdo é bom de bola, não seja assim só porque ele jogo no Varzim.
Quem bem que ficava no plantel do Rio Ave...