terça-feira, 21 de outubro de 2008

Incrementar o gosto pela matemática


O primeiro ministro de Portugal, José Sócrates, ganhou por estes dias um aliado de peso na luta contra os maus resultados que as nossas escolas têm apresentado a matemática. Falo, claro está, do futebol português!

Consta-se até que nas escolas portuguesas vai nascer um projecto para incrementar o gosto pela matemática, onde os exercícios vão passar a ter problemas ligados ao futebol, numa tentativa de despertar a atenção dos alunos.

Depois da Selecção Nacional ter complicado as contas do apuramento para o Mundial de 2010 a disputar na África do Sul, é agora o FC Porto quem vai ter que recorrer à calculadora para conseguir chegar à fase seguinte da Liga dos Campeões. Os «dragões» perderam esta noite em casa, diante do Dínamo de Kiev por um zero e estão obrigados a ir ganhar fora para poderem sonhar com o apuramento.

A equipa de Jesualdo Ferreira entrou muito mal na partida - apesar de Lucho ter obrigado o guarda-redes contrário a defender para o poste, na sequência de uma boa jogada de Lisandro - e quando deu por ela já os ucranianos venciam por 1-0, tendo marcado no único remate em todo jogo direccionado à baliza de Nuno, que não fica isento de culpas, apesar do pontapé de Aliyev ser impressionante.

Num encontro onde pressionou muito pouco, os tricampeões nacionais até tiveram ocasiões para chegar ao empate, mas sempre na sequência de remates de fora da área, porque entrar na defesa do Dínamo, que apresentou sempre uma linha de quatro atrás, que nunca se desfez e que era apoiada por cinco homens no meio campo foi tarefa impossível.

O FC Porto acaba por perder pela segunda vez no Dragão em partidas da «Champions», depois do Artmedia (outra equipa do Leste europeu) ter feito o mesmo há três épocas, numa partida em que Jesualdo Ferreira fez tudo para ganhar.

Bem ao colocar Mariano, um jogador que não é um desequilibrador, mas que luta o tempo todo e depois acertado nas substituições. Ao intervalo colocou Hulk e retirou o trinco Fernando e depois lançou Tarik no lugar de Rodriguez - que começa a pedir para ir ao banco - acabando a trocar Mariano por Tomás Costa. Tudo em 15 minutos, mas hoje o FC Porto não teve imaginação para ultrapassar uma defesa segura e que raramente se desposicionou.

Agora resta mesmo distribuir calculadoras no balneário e esperar que algum génio descubra a fórmula para chegar aos oitavos-de-final.

Sem comentários: