sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Diabo do castigo

O adepto do Benfica que agrediu José Ramalho, um dos auxiliares do árbitro Jorge de Sousa, no decorrer do clássico com o FC Porto, está proibido de entrar em estádios de futebol durante um período mínimo de um ano, tendo sido ainda condenado a uma pena de prisão pelo crime de ofensas à integridade física qualificada, que será substituída por dias de multa. Carlos Bernardo Santos, ou o diabo da Luz como ficou conhecido, terá ainda de pagar uma coima.

Não que seja uma surpresa esta sentença do Tribunal da Pequena Instância Criminal de Lisboa, mas comparada ao castigo que o Benfica sofreu - 1500 euros de multa - parece uma anedota. Continuo a defender que o Estádio da Luz deveria ter sido interdito, ou em alternativa, um castigo de 3/4 jogos à porta fechada, até para prevenir eventuais casos futuros, teria sido uma medida mais ajustada. E convém não esquecer que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, terá ido no final do encontro ao balneário do árbitro, alegadamente para pedir desculpa. O acto em sim é nobre, mas não estava o dirigente encarnado castigado pela Comissão Disciplinar da Liga?

Voltando ao «diabo», a pena terá sido algo exagerada, até porque segundo se viu nas imagens televisivas e não sendo médico, não me parece que a situação fosse suficiente para provocar as lesões que o árbitro diz ter sofrido, até porque fez o jogo até ao final.

Uma coisa porém, parece certa, Carlos Bernardo Santos errou, mas fez aquilo que muitos de nós já pensamos fazer...

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi o Diabo que cometeu o erro não o Benfica por isso não concordo que seja o clube a pagar pelos erros dos adeptos. Que o homem é maluco já sabemos mas os clubes não podem ser responsabilizados pelos devaneios dos adeptos senão dificilmente haveria jobos à porta aberta. Por exemplo não se pode culpar o FCP pela atitude lamentavel dos adeptos que tentaram agredir o Rodriguez. Que culpa têm eles? Não se vai fazer os jogos à porta fechada porque os adeptos perderam a cabeça. De qualquer forma acho inqualificável o facto do Sr. Diabo estar na bancada no jogo frente ao Guimarães.
Até à próxima é sempre um prazer vir aqui
Maiene

Carlos Saraiva disse...

Cara Maiene é sempre um prazer recebê-la ;-)
Claro que também não concordo que os clubes paguem por todos os actos dos adeptos, mas neste caso há uma falha de segurança grave da qual o Benfica não pode ser alheio e como tal, uma multa de 1500 euros é um catigo ridículo.
Quanto aos jogos à porta fechada, também não sou admirador, mas a verdade é que os adeptos têm que começar a sentir na própria pele, as consequências dos seus actos. Uns jogos a ver pela televisão pode ser uma medida de pedagogia, ou um dia destes os Estádios viram campos de batalha.