domingo, 26 de outubro de 2008

A Liga dos pequeninos


Após os encontros das provas europeias a meio a semana, ao olhar para o calendário da Liga, pensei cá para mim: Cheira-me que nenhum dos grandes vai ganhar nesta jornada!

A verdade é que errei por muito pouco e se Cardozo não tem feito aquele golo diante da Naval, a quatro minutos do final da partida tinha acertado no alvo, porque o Sporting também não foi capaz de fazer melhor do que empatar em Paços de Ferreira.

Não sou - nem quero ser - o novo Bruxo de Fafe e não tenho qualquer capacidade paranormal, mas estou convencido que FC Porto, Sporting e Benfica vão perder muitos pontos esta temporada e que vamos assistir a um campeonato semelhante ao da temporada 2004/05, quando o Benfica conquistou o seu último título.

Os efeitos estão aí e olhando para a tabela temos na liderança Leixões e Nacional da Madeira, quando estão decorridas seis jornadas, aos quais se pode juntar o Estrela da Amadora, caso vença amanhã o Sporting de Braga. Sinceramente não me lembro de um campeonato em que à sexta ronda um grande não estivesse na frente e por isso digo que esta é a Liga dos pequeninos.

Mas ainda bem que assim é. Talvez o campeonato não tenho melhorado de qualidade, talvez esteja nivelado por baixo, mas que está a ser agradável de ver as prestações das equipas de alguns dos mais pequenos clubes da Liga, isso ninguém pode negar.

À semelhança do que aconteceu em 2004/05 o Benfica volta a conseguir aproveitar o menor rendimento dos adversários, teoricamente mais candidatos ao título, nomeadamente o FC Porto, e parece seguir no bom caminho para repetir a conquista.

Nesta altura não aposto num favorito, mas parece que a equipa de Quique Flores - a única sem derrotas na Liga - está em vantagem, embora esteja ainda a trabalhar no sentido de construir uma equipa.



1 comentário:

Hugo disse...

Concordo inteiramente consigo.

Campeonato nivelado por baixo mas que aumenta de interesse pela emotividade que apresenta.

Quanto ao favorito, considero ainda cedo mas gostava que estivesse certo:)

Cumprimentos,