quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Um problema lateral... esquerdo


O que (não) têm os planteis dos três grandes em comum? Entre muitas outras coisas, nenhum deles tem um lateral esquerdo digno desse nome.

É verdade que o Benfica tem Leo, provavelmente o melhor lateral esquerdo que o futebol português viu nos últimos 10 anos, mas neste momento não é dono do lugar - tem jogado Jorge Ribeiro - e a sua exibição contra o Penafiel, para a Taça de Portugal, provou que o técnico Quique Flores tem razão em deixa-lo de fora. Chegou mesmo a dar a sensação de que os seus melhores anos já terão passado.

No Sporting tem actuado Grimi. O argentino vai cumprindo os mínimos com maior ou menos dificuldade, mas está longe de ter as qualidade de Rui Jorge, o último bom jogador que o Sporting teve para a posição. No banco há Ronny, que é basicamente o mesmo que não ter coisa nenhuma!

Já o FC Porto deve estar a tentar bater algum recorde, desde que Nuno Valente, em 2005, rumou a Inglaterra para representar o Everton, a troco de cerca de 2 milhões de euros. Em três anos os portistas contrataram para ocupar o lugar, nada mais, nada menos do que seis jogadores (média de dois por ano) e curiosamente o único que dá garantidas é Fucile, que de origem até joga no flanco oposto. O que não admira se olharmos para a lista de nomes: Areias; Marek Cech; Ezequias; Lucas Mareque; Lino e Benítez. Esclarecedor, digo eu!O problema já era conhecido ao nível da selecção nacional que desde os abandonos de Rui Jorge e Nuno Valente, ficou sem um jogador de qualidade para cumprir a posição, mas que os maiores clubes portugueses não consigam ir ao estrangeiro arranjar melhor do que aquilo que têm mostrado nas últimas épocas, no mínimo, dá que pensar.

Era bom que alguém um dia explicasse o que andam a fazer os departamentos de prospecção dos maiores clubes nacionais e como é que alguns têm, ou tiveram, nos seus quadros olheiros como Norton de Matos.

2 comentários:

Filipe disse...

Devo dizer que sou agora um fã do seu blog. Conseguiu aliar bons temas com uma escrita nada menos do que fantastica
Virei mais vezes.

Carlos Saraiva disse...

Filipe agradeço os elogios e espero que se sinta sempre bem vindo.